Secretaria Municipal de Saúde Realiza Campanha de Prevenção à Doença de Chagas

05/04/2018 | 152 | | Admin | Saúde | Compartilhe :

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO À DOENÇA DE CHAGAS

Não resta dúvidas de que a melhor forma de cuidar da saúde é a prevenção. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Amparo através da Secretaria de Saúde, esteve realizando na manhã desta quinta-feira (05), uma grandiosa mobilização de combate à doença de Chagas.
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, podendo evoluir para as formas crônicas caso não seja tratada precocemente com medicamento específico.
Sua transmissão é dada por meio de vetores denominados triatomíneos (família Reduviidae), insetos hematófagos popularmente conhecidos como barbeiros ou bicudos. Qualquer mamífero pode albergar o parasito, enquanto aves e répteis são refratários à infecção. Os principais reservatórios no ciclo silvestre são gambás, tatus, cães, gatos, ratos, etc.
O tratamento deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido pelo Ministério da Saúde, gratuitamente, mediante solicitação das Secretarias Estaduais de Saúde e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for identificada. Para tanto, o município recebeu na Unidade Básica de Saúde São Sebastião, a equipe coordenada pelo Dr. Antônio Cristóvão Queiroz Vilar e a Bioquímica Karla Patrícia Xavier Leite.
O secretário de Saúde Jussie Lacerda parabenizou a população presente ao evento, enfatizando a importância de se fazer saúde com a prevenção. Ainda foram realizadas palestras que abordaram conteúdos sobre: Tuberculose, Aleitamento Materno e Tabagismo. O atendimento Clinico teve a coordenação do Dr. Romualdo Quirino.