Parceria entre secretarias municipais capacita servidores para atendimento humanizado à população.

05/04/2018 | 154 | | Admin | Ação Social | Compartilhe :

PARCERIA ENTRE SECRETARIAS MUNICIPAIS CAPACITA SERVIDORES PARA ATENDIMENTO HUMANIZADO À POPULAÇÃO.

Humanizar é aprimorar nossas capacidades como ser humano, coisa que a rotina do trabalho, as cobranças acerca da produtividade e o dia-a-dia nos faz esquecer. É dispor de instrumentos como a generosidade, o saber ouvir, o olhar clínico e o conhecimento científico afim de aprimorar resultados. A comunicação, a troca de informações pertinentes entre cuidador e usuário é também um desses grandes instrumentos. O sucesso do tratamento começa com uma recepção respeitosa na unidade de saúde, seguida de um ambiente salubre na sala onde o paciente aguarda pela consulta, de sua liberdade para manisfestar-se sobre o que agrada ou não agrada, e finalmente a acolhida por parte do profissional que irá atende-lo.
Muito se fala sobre humanização no serviço público, mas o seu conceito subjetivo paira sobre nossas mentes, principalmente dos estudiosos da saúde pública. É importante lembrarmos antes de chegarmos a um conceito que humanização é uma via de mão dupla, ou seja, a postura deve vir do servidor para o usuário e vice-versa.
Durante a tarde desta quinta-feira (05), as secretarias de Assistência Social e Chefia de Gabinete a pedido do prefeito Inácio Nóbrega, firmaram importante parceria com a SEMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande, com o objetivo de Capacitar os Servidores Públicos Municipais e ofertar um relacionamento saudável entre o servidor e a população usuária do serviço público.
A capacitação contou com a participação da Diretora da Proteção Básica Joelma Martins e do Bacharel em Psicologia e Mestrado em Desenvolvimento Regional Flávio Santos, ambos da Semas - Campina Grande
A secretária de Assistência Social Cleide Nóbrega afirma que: devemos lembrar que cada indivíduo possui necessidades básicas e particulares de subsistência, o que precisamos é ter a capacidade de identificá-las e canalizarmos as nossas capacidades para que elas sejam supridas, em todas as áreas da nossa administração. O ato ou efeito de humanizar significa: Tornar humano, tornar benévolo, tornar afável, dar a condição de homem. Humanizar-se, Civilizar. Sendo assim, humanizar é ter à disposição de tornar-se bondoso, caridoso, generoso. É ter a disposição de buscar a prosperidade do outro, e para nós profissionais e gestores, é buscar sempre a cura ou alívio para as necessidades do outro. Tornar-se ” humano” é um compromisso de construção gradual, um exercício diário. Concluiu a secretária.