Promoção da Saúde e da Alimentação Adequada e Saudável.

22/04/2017 | 150 | | Admin | Saúde | Compartilhe :

PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL.

A promoção da saúde consiste num conjunto de estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e coletividades. Pode se materializar por meio de políticas, estratégias, ações e intervenções no meio com objetivo de atuar sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e com participação popular, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde residem, estudam, trabalham, entre outros. As ações de promoção da saúde são potencializadas por meio da articulação dos diferentes setores da saúde, além da articulação com outros setores. Essas articulações promovem a efetividade e sustentabilidade das ações ao longo do tempo, melhorando as condições de saúde da população.
Considerando-se que o alimento tem funções que transcendem ao suprimento das necessidades biológicas, pois agrega significados culturais, comportamentais e afetivos singulares que não podem ser desprezados, a garantia de uma alimentação adequada e saudável deve contemplar o resgate de hábitos e práticas alimentares regionais que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais de baixo custo e elevado valor nutritivo, livre de contaminantes, bem como os padrões alimentares mais variados em todos os ciclos de vida.
A secretaria municipal de saúde e sua equipe do NASF, tem realizado um trabalho intenso junto a população amparense no sentido de buscar diferentes estratégias para estimular a autonomia da municipalidade para a realização de escolhas e favorecer a adoção de práticas alimentares (e de vida) saudáveis. Para tanto, a equipe do NASF tem realizado constantemente ciclos de palestras com todo público usuário da unidade básica de saúde.