Secretaria de Agricultura e Emater Promovem Dia de Campo Para Agricultores

05/08/2017 | 154 | | Admin | Agricultura | Compartilhe :

SECRETARIA DE AGRICULTURA E EMATER PROMOVEM DIA DE CAMPO PARA AGRICULTORES

A Prefeitura Municipal de Amparo através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Escritório de Emater local, promoveram um dia de Campo para os agricultores  atendidos especialmente  pelo Programa Leite da Paraíba. O evento aconteceu na localidade de Poço Escuro, e foi ministrado pelo Técnico da Emater Edmilson Cabral de Vasconcelos, responsável pelo escritório local.
Na oportunidade, a pauta trouxe a produção de silagem como fonte alternativa de alimentação animal para o período de estiagem.
Segundo Edmilson, Silagem é o produto resultante da fermentação, realizada por bactérias, de forrageiras no processo de anaerobiose, picadas e acondicionadas em silos. Este processo de produção de silagem denomina-se ensilagem e quando fabricado adequadamente, seu valor nutritivo é similar ao da forrageira verde. O processo de ensilagem deve ser feito com uma planta cortada na época certa, enchendo-se o silo, de forma a compactar uma massa verde picada e, por último, uma vedação local de armazenamento.
O Secretário Paulo Henrique ressalta a importância e a viabilidade econômica de produção do silo. A silagem fornece alimentos quando há baixa produção de matéria seca, diminuindo as perdas na produção de carne e especialmente na produção de leite . O animal não perde peso na época de seca, portanto, diminui o tempo de abate  - afirma o secretário. O secretário enfatiza ainda que a parceria entre a Emater ea Prefeitura Municipal de Amparo, tem colhido bons frutos no que diz respeito ao atendimento para o produtor rural.
Entre os diversos questionamentos levantados pelos produtores, alguns mereceram uma atenção especial como: os cuidados que devem ser tomados na produção do silo, quais são as plantas mais utilizadas na produção do silo, o tempo de fermentação, tipos de silos e as vantagens e desvantagens de se produzir um silo.
Na demonstração realizada, foi feito o silo tipo superfície, que apresenta maior viabilidade econômica para o produtor.
O secretário Paulo Henrique ainda em suas colocações, ratifica o compromisso e o respeito da gestão do prefeito Inácio Nóbrega para com os agricultores. “Só nestes oito meses de gestão administrativa, pouco mais de 40 silos já foram feitos para atender nossos produtores“ - destaca o secretário.