Programa de Distribuição de Sementes Contempla Agricultores

08/02/2018 | 153 | | Admin | Agricultura | Compartilhe :

PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES CONTEMPLA AGRICULTORES

Com o objetivo geral de  contribuir na melhoria da produção de alimentos destinado ao consumo humano  e animal e, comercialização do excedente para o fortalecimento da agricultura familiar, teve início nesta quarta-feira (07/02), o Programa de Distribuição de Sementes realizado através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Amparo (Secretaria Municipal de Agricultura) e o Governo do Estado (EMATER). Os beneficiários receberão sementes de Milho, Feijão e Sorgo devidamente selecionadas e testadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Segundo Edmilson Cabral de Vasconcelos, técnico em extensão rural da Emater Local, as sementes distribuídas são de alta qualidade e foram desenvolvidas de forma que pudessem se adaptar às condições do semiárido.

O secretário municipal de agricultura Paulo Henrique Soares, destaca a importância da parceria e sobre as sementes faz um alerta aos produtores: “estas sementes são testadas para ver o seu teor de germinação, de impureza, a padronização do tamanho do grão e são tratadas com produtos, principalmente as de milho, para evitar que a sua produção seja atacada por pragas. Por isso é bom enfatizar que os grãos não podem ser consumidos, servindo apenas para o plantio”.

Participam do Programa agricultores familiares aderidos ao Garantia-Safra nos Territórios da Cidadania do semi-árido, o que inclui os beneficiários do Programa Bolsa Família, do Pronaf, especialmente as famílias enquadradas no Microcrédito Rural.

O Prefeito Inácio Nóbrega em seu pronunciamento disse que: essas sementes representam a vida. São elas que dão aos agricultores as condições de plantar e sobreviver. A gente só tem a agradecer à Secretaria Municipal da Agricultura  e ao Governo do Estado por estarem sempre nos ajudando por meio de parcerias como estas,  e fazendo  cumprir o nosso papel que é estar próximo da população. O prefeito  destacou o Programa de Sementes como sendo uma das grandes prioridades da sua gestão administrativa, embora não seja da base aliada do Governo do Estado, irá buscar de forma sempre determinada a parceria que garanta sempre o melhor em prol da população amparense.  A nossa gestão neste contexto, está baseada no combate ao desemprego e ao êxodo rural. Essa ação, em breve, vai gerar bons frutos, agregando mais valor à agricultura familiar, fixando o homem do campo, no campo, e é isso que esperamos e queremos para os nossos produtores. Afirma o prefeito Inácio Nóbrega.