Secretaria Municipal de Saúde Realiza Conferência

25/07/2017 | 152 | | Admin | Saúde | Compartilhe :

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA CONFERÊNCIA

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última segunda-feira(24), a Conferência Municipal de Saúde.
A Conferência Municipal de Saúde é uma instância de participação social que tem por objetivo institucionalizar a participação da sociedade no planejamento, controle e gestão de uma determinada política pública.
O secretário municipal de saúde Jussie Lacerda, enfatiza a importância da participação da comunidade nas discussões em torno das melhorias da qualidade da saúde a nível municipal. Segundo o secretário: Todo usuário e toda usuária, trabalhadores e trabalhadoras da saúde, gestores e gestoras são convidados a integrar esforços para a construção do direito à saúde no Brasil, e, o município de Amparo não está fora deste contexto.
A conferência teve como tema - a Defesa do SUS - Sistema Único de Saúde e trouxe como ministrante o Bacharel em Odontologia e Mestrando em Saúde Coletiva, Elvis Bruno Almeida; que na sua fala inicial realizou uma ampla abordagem sobre a implantação do sistema SUS. No período da tarde foram debatidos os eixos temáticos com os temas: Implantação, ampliação e modificação dos serviços do SUS e Trabalhadores do SUS.
Ainda se fizeram presentes na conferência o Prefeito Inácio Nóbrega, a subsecretária municipal de saúde Fabrícia Mizael, a presidente do Conselho Municipal de Saúde - Suênia Patrícia de Sousa, além dos profissionais que compõem o quadro da saúde do município e demais seguimentos da sociedade civil.
O prefeito Inácio Nóbrega agradeceu a presença de todos desejando êxito nas discussões que visem melhorar e ampliar os serviços de saúde para a população amparense.
Entre as propostas elencadas nos eixos temáticos, foram apresentadas na plenária final as seguintes proposituras:
Eixo I - Aquisição de transporte para uso exclusivo dos serviços de saúde; Ampliação do serviço de saúde à pessoa idosa como promoção do envelhecimento saudável; Contratação de Educador Físico; Ampliação e Melhoria da Rede de Saneamento Básico; Programa de Atendimento e Convivência para Adolescentes e Conclusão da Obra do CEO - Centro de Especialidades Odontológicas.
Eixo II - Implantação do Plano de Cargos e Carreiras; Capacitação Continuada para Profissionais; Redução de Carga Horária para Equipes da UBS e Aquisição de EPIs.
As propostas irão compor o relatório final de realização da Conferência Municipal de Saúde e apresentadas ao  executivo municipal, conselho municipal de saúde e, farão parte do documento final da Conferência Estadual de Saúde.