Secretaria de Saúde Retoma Serviços Para Implantação do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO


07/11/2017 | 150 | | Admin | Saúde | Compartilhe :

SECRETARIA DE SAÚDE RETOMA SERVIÇOS PARA IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS - CEO

Com a expansão do conceito de atenção básica, e o conseqüente aumento da oferta de diversidade de procedimentos, fazem-se necessários, também, investimentos que propiciem aumentar o acesso aos níveis secundário e terciário de atenção. Para fazer frente ao desafio de ampliar e qualificar a oferta de serviços odontológicos especializados foi criado o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Saúde de Amparo foi contemplada com uma unidade do tipo I, onde estará ofertando em breve os procedimentos de três especialidades odontológicas: Odontopediatria, Cirurgia e Endodontia (canal). Para o secretário de saúde Jussie Lacerda, a gestão do prefeito Inácio Nóbrega ficará marcada por colocar em prática a política de saúde como prioridade para os que dela necessitem. 
Segundo o secretário, os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. 
Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados apenas casos mais complexos. 
Cada Centro de Especialidade Odontológica credenciado recebe recursos do Ministério da Saúde. A implantação de Centros de especialidades funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o governo federal, isto é, o Ministério da Saúde faz o repasse de uma parte dos recursos e Estados e municípios contribuem com outra parcela, e Amparo não ficará de fora afirma o secretário.
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.